quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Como cuidar de um planador do açúcar joey?



Joey é o termo para um planador do açúcar jovem, um marsupial noturno intimamente relacionado aos gambás. Os planadores do açúcar são nativos da Austrália e frequentemente confundidos com esquilos voadores. Na natureza, os planadores do açúcar reproduzem sazonalmente, mas em cativeiro se reproduzem durante todo o ano. Estes pequenos marsupiais têm sistemas reprodutivos e ciclos diferentes dos de outros mamíferos. No entanto, eles são bastante fáceis de reproduzir em cativeiro.
 
Acasalamento
Fêmeas planador do açúcar atingem a maturidade sexual mais cedo 8 meses de idade. Os machos são capazes de se reproduzir a partir de cerca de 12 a 15 meses de idade. As fêmeas entram no cio a cada 29 dias. Como outros marsupiais, planadores do açúcar têm períodos curtos de gravidez, a fêmea vai dar à luz dentro de 15 a 17 dias de concepção. Conhecimento e controle sobre o processo de acasalamento dá aos proprietários uma ideia geral de quando um planador vai dar à luz. Sem saber exatamente quando acasalou você só é capaz de adivinhar. Os machos costumam morder as fêmeas no acasalamento o que pode acarretar feridas, em alguns casos, essas feridas que podem ser profundas e necessitaram de cuidados especiais.

Gestação e Nascimento
Os planadores do açúcar tipicamente dão à luz um ou dois filhotes. Por causa do período de gestação curto, é impossível  ter certeza de um planador do açúcar fêmea está grávida até que ela de à luz. No final do período de gestação curto, o feto migra para a bolsa da mãe após um rastro de saliva que a mãe tenha feito. O Joey vai crescer na bolsa durante cerca de um mês até que possa ser visível na bolsa.
A maior parte do desenvolvimento de um joey acontece na bolsa da mãe, no qual estão quatro tetas. Cada um produz leite diferente para o joey dependendo do estágio do bebê de desenvolvimento. Embora você possa lidar com o seu planador do açúcar do sexo feminino durante a gravidez, você tem que tomar cuidado em torno de sua bolsa. Pico dentro da bolsa poderia deslocar o joey  da teta, fazendo-a morrer.

Desenvolvimento
Joeys começar a incursão fora da bolsa da mãe em cerca de 9 semanas de idade. Cerca de uma semana depois, o cabelo fino vai começar a cobrir o corpo do joey, dentro de 10 dias os olhos do Joey abrem totalmente. Após cinco semanas o joey sai da bolsa, ele vai começar a comer a mesma comida que os seus pais. Em outros três semanas, o joey estará desmamado. Uma vez que o Joey deixou a bolsa de sua mãe, você pode lidar com ele sem medo que seus pais vão rejeitá-lo.
Alimentação
Na natureza, os planadores adultos comem néctar e seiva de árvores e flores, assim como insetos e pequenos animais. Joeys de cativeiro precisam de uma dieta especializada para se desenvolver. Comece os alimentando com uma seringa (sem agulha, é claro). Ao ficarem mais velhos, eles podem começar a comer com um pequeno prato.
Instruções
Faça o chamado complexo de vitamínico misturando cuidadosamente o suco de maçã, mel, ovo cozido, cereal para bebê, gérmen de trigo, vitamina réptil e potes de comida para bebê.
Misture o complexo vitamínico em partes iguais com os demais ingredientes - leite de filhote de cachorro (disponível em lojas de animais), frango com papa de maçã, iogurte de baunilha, cereal de arroz para bebê e suco de maçã.
Ajuste a consistência da comida até obter uma solução homogênea, mas que não vaze em uma seringa. Dilua o alimento com suco de maçã ou engrosse-o com cereal de arroz.
Introduza o alimento em temperatura ambiente usando uma seringa limpa.
Pegue gentilmente o Joey com uma das mãos e segure a seringa cheia em outra.
Aperte a haste do êmbolo da seringa até sair uma gota da mistura na extremidade. Ofereça a seringa ao animal. Não aperte a seringa na boca do filhote para não machucá-lo. E vez disso, segure-a acima da boca do animal. Aperte lentamente a mistura para fora da seringa, permitindo que o Joey se alimente o quanto quiser.
Alimente os filhotes de Joey de quatro a seis vezes por dia. Fique atento aos sinais de fome ou sinais de que pouca alimentação é o suficiente (caso ele se recuse a comer). Ajuste devidamente o horário da alimentação.
Massageie bem suavemente o estômago do Joey desenhando uma linha com o dedo indicador do peito ao rabo logo após a refeição. Isto o ajudará a defecar.
Quando adulto deve dar muitas frutas (maçã, uva, banana, kiwi, figos, etc.), algumas sementes (girassol, amendoim, etc.), vegetais (ervilhas, brócolis, cenoura, etc.), alimentos vivos (grilos e bichos da farinha).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog em construção!

Blog em construção!